Diário de Jó (1): Os problemas, o propósito de Deus e a nossa fixação por "porquês"

Dias atrás comecei a reler o livro de Jó. A Bíblia nunca é esgotável. Novas lições brotam das páginas a medida que lemos e nos dedicamos a aprender da Palavra de Deus. Eis aqui, algumas liçoes aprendidas com Jó (capítulos 1-6 e 42):

- Deus tem um propósito em tudo na vida dos que O temem. O mal que nos ocorre pode ser usado por Deus para o nosso bem e para a glória Dele.
- Até satanás é usado para cumprir o propósito de Deus. (1:8, 2:3).
-O plano de Deus é perfeito e para o nosso bem. (42:2)
- Satanás pode afligir o crente, mas Deus ainda está no controle. (1:12, 2:6)
- A vida e a morte estão nas mãos de Deus. (6:8-10)
- Deus aperfeiçoa nossa fé e caráter através da aflições. (cf. 42:5)
- Boas intenções não são suficientes para aconselhar e confortar (6:14 e em todo o restante do livro).
Os amigos de Jó começaram com boas intenções (2:11). Eles haviam combinado de ir condoer-se e oferecer consolo ao amigo sofredor. Eles até começaram com sucesso. Conseguiram se manter calados por sete dias! E enquanto o fizeram, fizeram bem. As palavras desses amigos eram como vinagre em ferida aberta. Na tentativa de defender Deus, de justificar a teologia que tinham e de explicar o porquê do mal, eles esqueceram de demonstrar o amor e a compaixão de Deus para com os que sofrem.
- Deus ainda está no controle mesmo quando não entendemos o porquê das circunstâncias.
- Deus não nos promete responder todos os porquês.
- Respostas aos porquês da vida, ainda que corretas, não produzem paz, não amenizam o sofrimento, não diminuem o tamanho do problema.
- Em vez de perguntar "por que"  preciso lembrar de "Quem" está no controle da minha vida e de tudo o mais à minha volta.
Marcadores:
0 Responses

Postar um comentário