Mais sobre a Nefrologia...

Você sabia que:

Um nefrologista estuda 10 anos para se formar? (fico aqui pensando em quanto tempo se formaria o Udirley que quase não saia mais da Ufpa e que concluiu Letras e Artes depois de quase ter jubilado....rs)

Que um paciente precisa passar de 3 a 4 horas numa sala para fazer o tratamento pelo menos 3 vezes por semana?

Que os pacientes correm um risco potencial de sofrerem um enfarto enquanto fazem o tratamento?

Que os materiais (aqueles tubinhos e esponjinhas que filtram o sangue) são reutilizáveis? (menos os dos portadores de HIV por motivos óbvios). Podem ser usados até 12 vezes pelo mesmo paciente.

Que a maior parte dos pacientes que dependem de tratamento sofrem de Hipertensão e de Diabetes e que foram complicaçoes dessas doenças que levaram-nos a terem insuficiencia renal?

Que no Brasil são cerca de 70 mil pacientes que realizam tratamento de diálise (menos de 1% de todos os pacientes que precisam de algum tipo de tratamento) e que os gastos por este atendimento representam 10% de tudo o que o governo federal gasta em Saúde?

Que é muito mais fácil conseguir um doador entre os vivos e parentes do que entre doadores mortos (aquele lance de morte cerebral é muito complicado. E sabe aquela propaganda "Doe seus órgãos" que faz vc pensar seriamente no assunto? Pois é. Não adianta muito ser um doador quando não há um sistema competente pra garantir que seus órgãos vão mesmo ser utilizados a tempo, nem pra detectar se você morreu mesmo antes de sair tirando tudo o que ainda se aproveita de dentro de você). Mas que bom que Deus me deu 2 rins!Um pra mim e um pra qualquer eventualidade...Já que eu não consigo doar sangue de jeito nenhum porque nunca chego ao peso ideal.

Que eu fiquei morrendo de medo dessa história toda de rins que não funcionam? Tanto que tou sentindo que um deles tá parando. E agora o outro. Ai, meu paraguai, só me faltava mesmo eu ser hipocondríaca...
0 Responses

Postar um comentário