Eu quero ir pra Apacê!!!!!

Descobri hj a existencia de uma comunidade simpatissíssima. Chama-se Apacê. Dizem os seus moradores que o nome é inspirado no nome de uma cidade francesa ou venezuelana, algo assim a ser pronunciado com biquinho francês... Eu tenho cá as minhas dúvidas se é o nome transliterado de uma cidade ou uma expressão modificada pela criatividade e imaginaçao fértil dos moradores de Apacê. Mas o que me chamou a atençao, além da peculiaridade do nome, é que Apacê é uma comunidade em franco desenvolvimento. Dona Saúde, uma distinta cidadã apacense me fala sem esconder o orgulho: "_ Hoje somos 120 famílias, minha filha. E já temos cinco ruas!" _Fico imaginando Apacê e seus ancestrais franceses e suas cinco ruas e seus filhos que estão aprendendo francês... Para além do "já me vous de canuá" que os ribeirinhos falam indiscriminadamente em toda esta região amazônica. A Dona Saúde me conta que são jovens que, interessados em saber mais sobre a história do inicio da comunidade decidiram aprender a língua francesa e fazer biquinho do jeito certo. Nos próximos meses é bem capaz de alguém batizar um guri com o nome do Zidane, se é que alguém por lá já não teve esta idéia...Taí, não vi mas já gostei do lugar...
0 Responses

Postar um comentário