O Papagaio Misógeno



O modelo da foto acima (tirada no parque das Aves) me faz lembrar de um outro bicudo que conheci anos atrás no Centro de Animais Silvestres em Santarém. Lá fui apresentada a criaturas ilustres, raras, em perigo de extinção, ou em momento de descoberta, e que me renderam boas gargalhadas e reportagens interessantes. A memória mais extraordinária, no entanto, me vem de um papagaio ordinário, de comportamento estranho. Numa das imensas gaiolas do centro, ele era só mais um, camuflado no meio de outras dezenas de bicudos da mesma espécie; traiçoeiro que nem ele só. Tratadores e biólogo bem que tentaram me prevenir quanto ao caráter enganoso do empenado. Eu, entre incredulidade e senso de preservação própria, decidi esperar antes de arriscar. A gaiola se abre, entra o biólogo e nada acontece. Entra um dos tratadores e tudo é uma calma só. Entra o repórter cinematográfico e os anfitrões nem barulho fazem.  Imagino um texto rápido e uma passagem cheia de atitude dentro daquela gaiola. Não resisto a tentação e aí, chega a hora da estrela. Mal ponho um pé na gaiola e o Zé carioca do avesso é todo garras e bico no meu couro cabeludo. O cinegrafista em vez de ajudar, continua filmando, filmando, sem noção do terror que literalmente se afinca na minha cabeça. O indivíduo ainda se arrisca a me sugerir que a matéria ia ficar show se a passagem fosse feita com o papagaio ali mesmo.  É nessas horas que a gente conhece os amigos. O biólogo, mais humano, faz algumas tentativas de desatracar o bicho  que insiste em perfurar o meu crânio. O tratador me olha com cara de “eu bem que avisei.” Depois de momentos que me pareceram eternos, o bicho finalmente desiste de me assassinar em público e vai parar no braço do biólogo. Calminho, calminho, nem parecia o espetáculo de horrores de segundos atrás.  O tratador não resiste: “Falei que o bicho num gostava de mulher.”
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Hahahahahahahahahaha!!! Eu lembro bem disso, Wal! Uma história que entrou para os anais do jornalismo mocorongo!!


  2. Este comentário foi removido pelo autor.

  3. E num é menina... O desalmado do cinegrafista ainda saiu espalhando pra todo mundo o meu vexame....


Postar um comentário