Entre Brasil e Argentina

Jamaicanos adoram futebol brasileiro. A-do-ram. Quando digo que sou brasileira por essas bandas, eles desandam a falar e a perguntar (terror) sobre tudo e sobre todos envolvidos com bola no Brasil. Daí, quando digo que Futebol não é matéria realmente dominada por mim, eles me olham com cara de quem tá vendo um herege na frente.Se tento falar, passo vergonha. Então prefiro a técnica jornalística: em vez de responder, pergunto. E é com meus amigos jamaicanos que estou aprendendo um pouco mais sobre a religião Futebol no Brasil. Pelé e Sócrates, que não jogam há decadas, ainda são mundialmente conhecidos e reconhecidos. Soube dia desses que Sócrates se foi. O amigo Jamaicano que me deu a notícia tava com cara de quem tinha perdido um amigo. Descubro também que Ronaldinho só é considerado fenômeno de gordura e de preguiça, e que Kaká já foi o melhor jogador do mundo, mas que hoje o rei da bola é um argentino. Argentino? Pergunto entre incredulidade e estupefação. Deixo passar... Mais uns dias e retomamos a conversa. E lá me vem um pra me dizer que futebol brasileiro é isso e é aquilo, mas que não tá mais no topo. Os bonzões da bola do momento, diz ele com ar de entendido, são os argentinos. Desconversei pra não ficar irritada com o aprendiz de locutor esportivo. Posso não entender de bola, mas entendo de torcida. Perder o título de melhor do mundo, vá lá, que ninguém consegue ter tudo o tempo todo. Agora ser rebaixado pelos  vizinhos hermanos...não há sangue brasileiro que não ferva.
Marcadores: , ,
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Ei, Wal, só pra complementar: Sócrates, o Doutor, era paraense de Belém. O corinthiano nos deixou no dia em que o Timão foi campeão brasileiro de 2011...


  2. Iara tb é esporte e cultura... Ehehehe... Maninha, vc precisa vir aqui bater papo com os amantes de futebol brasileiro. Talvez até encontre um corinthiano do lado de cá. :)


  3. Anônimo Says:

    Irei, irei... Já me convenceste a conhecer as maravilhas da Jamaica! hehehehehe


Postar um comentário