Viagem a Juruti

Juruti é uma cidade deste tamanhinho onde asfalto é coisa rara, sinalizaçao de transito inexistente e onde há uma superpopulaçao de motos. Elas estão por toda parte. Mototaxis econômicas e espaçosas. Com o jeitinho tão conhecido do brasileiro, numa cabe um, dois, tres, a família inteirinha se equilibra sobre duas rodas! Em vez de capacete, o motoqueiro usa boné, muito preocupado com os efeitos nocivos do sol. Uma confusão que só num é maior do que o número de pessoas que chega de outros lugares do Pará e de outros Estados. Vêm em busca de um lugar ao sol, que em Juruti brilha agora mais intensamente e é vermelho. Desde a descoberta da jazida de bauxita e da instalaçao da Alcoa em Juruti, sobram empregos, mas falta a estrutura necessária para atender tanta gente. O preço do progresso é a degradaçao ambiental, inevitável. E eu nem sabia que bem pertinho do Amazonas, tinha um lago tão verde e tão bonito como Juruti Velho.Verde e quente, como no conto da Ligia Fagundes. Ameaçado, também. Mas as promessas de compensaçao ambiental, assinadas em forma de documento pela empresa produzem a sensaçao de segurança no povo, de que tudo vai ficar bem, mesmo sabendo que nao vai ficar tão bem assim. A maior preocupaçao, no entanto, é com os impactos sociais.Que lugar terá o povo da terra nesse bum de desenvolvimento que a cidade experimenta? Sem qualificaçao fica difícil acompanhar o ritmo do progresso e os melhores empregos ficam para os melhores de fora. A história contada em Oriximiná, com o mesmo enredo, não está tendo um final tão feliz.
Marcadores:
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Meu nome é Greik Rego e sou de Juruti, não de Óbidos e nem de Santarém.
    Não é por nada, que muitas das pessoas que aqui trabalham, estão em busca de casas pra alugar na cidade de Óbidos, como também, muitos se programam pra passear lá nos finais de semana (turismo em alta em Óbidos). Também, o que essas pessoas farão em uma cidade como Juruti, que dificilmente podemos sair calçados de sandália, já que o lamaçal tomou conta de toda cidade. E isso é a mais pura verdade. O que é mais irônico, é que Juruti tem centenas de máquinas nos pátios das empresas, e estas mesmas máquinas muitas vezes, trafegam pelos lamaçais, buracos, poças. Meu Deus, cadê a administração pública? O que falta, se maquinário tem, se dinheiro tem? É desolador o estado desta cidade. O que mais se vê são, em quase todas as sextas-feiras o porto lotado de pessoas procurando barcos pra que possam fugir daqui. Isso significa evasão de divisas, logo, o município perde, mais ninguém daqui consegue ver isso. Ninguém melhora nada aqui. Cadê o planejamento? Na verdade, a prefeitura daqui, deveria era colocar pessoas formadas, capazes de gerir uma secretaria, não os cabos eleitorais da eleição passada e da eleição que virá. Aqui são escolas, creches, postos de saúde construídos pela empresa privada que aqui está instalada. E a prefeitura, fez o que pela cidade? O cais da cidade está pra ser levado pelo Rio Amazonas, as ruas estão intrafegáveis. É o pouco que a cidade tem, e está se acabando!!E o único argumento, é que as chuvas não param. Ora, e porque não fizeram nos seis meses passados do verão? Óbidos, sem dúvidas, é a cidade mais charmosa de nosso Estado, então deixo um recado, aprendam obidenses, pois, com a especulação de um porto de escoamento em sua cidade, se não tomarem cuidado, não ficará tão diferente daqui, aonde só as casas dos secretários tomam proporções de prédios públicos (gigantescas), aonde nem podemos calçar sandálias e sair de casa (ai é o fim do mundo!), aonde ganhamos de 'brinde', com a chegada da empresa aqui, e a passividade da Prefeitura: droga, prostituição, violência, invasões de terras sem controle, uma foguetaria danada na cidade, por conta da 'Prefeitura de Juruti LTDA.', pra comemorar tudo isso. Mais com certeza, a Governadora Ana Júlia Carepa virá por aqui, é ano de eleição. E recomendo logo a ela que traga uma bota 7 léguas. Hum, não precisa não! Ela jamais vai saltar do carro pra ver a realidade daqui. E PT lá e PT aqui, é corporativismo na certa! (mas corporativismo por essa balbúrdia, é inaceitável!).


  2. Anônimo Says:

    Concordo plenamente com o posicionamento de vocÊs. Conheci Juruti em 2006 e a cidade já vivia o boom da mineração. Pelas informações de hoje a cidade vive um caos total, não só na área ambiental, mas também no aspecto social. O lago de Juruti Velho é maravilhoso mas acredito que terá o mesmo destino do Lago do Batata em Oriximiná, o qual virou depósito de argila e tingiu-se de vermelho, sendo possível ver o desastre ambiental até nas fotos do Google Earth. As eleições estão chegando. É a hora dos Jurutienses salvarem o que resta da cidade e da natureza tão exuberante do local.


Postar um comentário