Bomba de efeito moral

Alguém pode me dizer por que cargas d'água bombas de gás lacrimogênio são chamadas de bombas de efeito moral? Veríssimo talvez me respondesse que é porque são bombas que usam a sua moral para se impor:
_ Mais respeito. Eu sou uma bomba. _ E todo mundo faria um silêncio de morte por onde ela passasse.

Ouço o Mário Prata me dizer que é porque são bombas que afetam a integridade moral em vez da física.

_ A bomba de efeito moral lhe atingiu em cheio. Coitado. Morreu deprimido. _ Quem não morresse ficaria se penitenciando pela desordem provocada por várias semanas. Entre os efeitos colaterais, o mais terrível seria a incapacidade total de mentir pelo resto da vida.

Por outro lado, não deixa de ser desmoralizante pra um homem chorar diante de seus companheiros de luta. Mulher até tem desconto, mas numa sociedade em que meninos aprendem desde cedo que homem não chora, eles não são perdoados. Viram alvo de chacotas e piadinhas. Até a masculinidade do sujeito é colocada em xeque.
Bombas de efeito moral deveriam fazer chorar de vergonha, isso sim. Queria jogar uma bomba de efeito moral devastador no Congresso e no Senado ainda hoje e ver aquela turma toda confessar os seus pecados aos prantos. Uma bomba de efeito moral e ético. Algum Professor Pardal se candidata a fabricá-la? Tou dividindo meio a meio os direitos autorais.

Obs: Foto emprestada daqui.
Marcadores:
0 Responses

Postar um comentário