A Grande Grande Pirâmide do Egito!




O que seria o Egito sem as pirâmides do Egito? :) Seria ainda assim fascinante, mas não seria o mesmo com certeza. Considerada umas das 7 maravilhas do mundo antigo, a Grande (enorme!) pirâmide de Giza é a  única dessa lista seleta listada aqui  ainda em existência. Foi construída pelo todo poderoso faraó Queóps. Tadinho. Ficaria num estado de nervos daqueles se descobrisse que o quase insignificante Tutancâmon é bem mais famoso do que ele na modernidade. Tudo porque os tesouros e até a múmia de Queóps não resistiram aos ataques dos caçadores de tesouro próximos de seu tempo. Provavelmente, a Grande pirâmide foi saqueada mais ou menos uns 800 anos depois da morte do soberano,   bem antes de ser apresentada ao público moderno.

Como os demais faraós que o antecederam, Queóps acreditava ser deus. Acreditava também ser o favorito dos demais formadores do panteão egípcio. Os outros faraós tinham suas tumbas na base da pirâmide. Essa era a forma de representar que o faraó estava nos braços dos deuses. Queóps, que se achava o queridinho das divindades, quis sua tumba no alto da pirâmide e não exatamente no centro. Era a forma de ele dizer que estava no coração e não nas mãos dos deuses. Esse Queóps megalomaníaco...

A ponta da Grande Pirâmide sumiu. Dizem que era de ouro maciço. Dizem também que o restante do monumento era todo vestido de pedra sabão (um brilho só!). Uma das duas pirâmides menorzinhas ainda tem partes recobertas de pedra sabão. O reflexo da luz solar produz um brilho ofuscante. Fico imaginando aquele troço gigantesco com todo aquele brilho.

Muita matemática e engenharia avançada foram utilizadas na construção dessa maravilha. Tanto que até hoje cientistas não sabem dizer ao certo como foi que os egípcios fizeram pra por tanta pedra junta com tal simetria. Mais de 2 milhões de blocos gigantescos  foram empregados. Os blocos de pedra variam de 1 a 2 1/2 toneladas de peso! Dizem os entendidos que a obra massiva levou cerca de 20 anos para ser completada com muito suor de cerca de 30 mil egípcios. Os trabalhadores não eram necessariamente escravos e sim voluntários que trabalhavam para conquistar a própria salvação já que acreditavam estar servindo a um deus. Eram escravos de uma (falsa) religião.

As duas pirâmides menores próximas a de Queóps são as de seu filho e a do neto (ou bisneto) que não quiseram ou não puderam fazer uma de igual estatura. O legal que, assim, de longe, elas parecem quase do mesmo tamanho.


Eu, meu amor e as pirâmides. Essa cara de cansaço se deve ao nosso amigo sol de lascar.

As fotos não fazem jus ao tamanho da GRANDE pirâmide. Só pra se ter uma idéia, seguem abaixo, algumas informações extraídas do site da revista mundo estranho da Abril.

TAMANHO É DOCUMENTO

Comparada com prédios e campos de futebol, a pirâmide sai ganhando

ALTURA - 147 metros

Equivale a - Prédio de 49 andares - o Copan, por exemplo, tem 140 metros

PESO DE 1 BLOCO - 2,5 toneladas

Equivale a - 3 Fuscas de 800 quilos

PESO TOTAL - 6,5 milhões de toneladas

Equivale a - 11,5 navios de carga carregados

ÁREA - 13 acres (52 598 m2)

Equivale a - 6 campos de futebol


Fotos: Ken Rathbun e Wal Nascimento.
0 Responses

Postar um comentário