Saqqara e suas muitas tumbas




Tumba (mastaba) de Ptah Hotep

Djoser Complex

 De Abusir, percorremos uns 5 km até Saqqara, uma das maiores e mais impressionantes necrópoles egípcias.
No local há 16 pirâmides conhecidas e umas dezenas de mastabas (construções retangulares que antecederam o formato de pirâmides das sepulturas reais). A pirâmide de Netjerykhet Djoser (em formato de escada) é a estrela do sítio arqueológico. Outros imponentes monumentos estão por toda a parte. Nem querendo muito seria possível percorrer e explorar tudo num só dia. O brilho do sol refletindo na areia aumentava a sensasão de calor e eu que esqueci os óculos escuros, mal podia manter os olhos abertos. Uma a mais desculpa pra desistência antes mesmo de tentar. Curiosidade e espírito aventureiro provaram ser maiores e mais fortes, no entanto.
Dentro da Piramide de Teti
Ao lado da tumba de Teti
A maior parte das pirâmides estava fechada para o público, o que de certa forma resolveu o nosso problema de escolha sobre o que priorizar e o que deixar de fora.   Tiramos fotos dos lugares fechados e fomos em busca das sepulturas com acesso permitido. Ofertas de “guias” nos eram feitas a cada minuto. A instabilidade política no Egito tem esmagado o turismo no país, e turismo é a segunda maior fonte de economia egípcia (a primeira é o canal do Suez). Com tal desastre econônico, a situação financeira de muitos é crítica. Os poucos turistas são fortemente disputados por uma multidão de vendedores, mendigos, “guias amadores” (quase sem nenhum conhecimento de inglês e muitas vezes sem conhecimento real dos parques arqueológicos). Muitos deles são crianças e é difícil não ter o coração quebrado quando se vê meninos e meninas debaixo daquele sol escaldante e de calor seco implorando por trabalho, qualquer que seja. Compramos um livro e entramos na primeira pirâmide aberta que encontramos (mais pelo calor do que pela curiosidade científica). A temperatura dentro da pirâmide era sensivelmente menor, um alívio! Só depois descobrimos que estávamos na pirâmide de Teti, primeiro faraó da VI Dinastia. Uma longa escada pirâmide abaixo nos deparamos com um corredor ligando pequenas câmaras a um quarto maior onde só o sepulcro de pedra e granito marcam o lugar de onde o sarcófago foi tirado.  As câmaras menores eram onde os tesouros e mantimentos do rei tinham sido armazenados. Encontramos um arranjo similar em uma das pirâmides menores de Giza.
Na saída, observamos que a escada rumo acima nos parecia bem mais longa. Não muito longe dali, alguns guias nos prometiam mostrar um tesouro escondido ou proibido... Mas essa história eu deixo pra depois.


Entrada da pirâmide de Teti






Netjerykhet Djoser Complexo. A pirâmide estava sendo restaurada.
0 Responses

Postar um comentário