Crianças

Reportagens com crianças sempre mexem com minha sensibilidade.... São pivôs de boas reportagens...e também tem aquele instinto materno que nos torna tão sei lá onde tem criança perto.
Quando a gente vê pessoas lutando pelos direitos delas e fazendo sua parte pra mantê-las seguras, é realmente animador. Mas não tem muita graça quando a gente vê casos em que a lei diz uma coisa, a realidade é outra e aí, quando a lei é aplicada, parece que tá havendo uma injustiça ali.
Pais ribeirinhos vêem a ajuda da criança no trabalho como parte da educação. Isso é cultural. Assim eles foram ensinados desde que eram crianças. Eu sei que em algumas regiões do país, um menino de 10 anos de idade vendendo peixe na rua é uma aberração. Lugar de criança é em casa ou na escola, eu concordo com isso. Mas na Amazônia, é uma prática justificável do ponto de vista da cultura e da pobreza. Para o Joãozinho, está mais perto da diversão do que da escravidão atravessar o Amazonas na canoa, ao lado do pai, para conseguir os trocados do pão de cada dia. O pai do Joãozinho ainda não foi beneficiado com nenhuma bolsa do Governo pra mantê-lo na escola, mas isso não é levado em conta. O que me machuca é ver o Joãozinho, todo sem jeito, ver o pai sendo tratado como bandido.
Marcadores:
0 Responses

Postar um comentário